• Direitos Humanos, Educação, Mediação e Movimentos Sociais

Ementa e Objetivos: A pesquisa tem como ponto de partida a perspectiva crítica dos direitos humanos desenvolvida nos trabalhos de Herrera Flores (2008), Sanchez Rúbio (2007 e 2012), Escrivão Filho e Sousa Jr. (2016), centrado na ideia dos direitos humanos como espaços de lutas por bens necessários à uma vida digna em perspectiva emancipatória, tendo como referência a construção de um projeto de sociedade, cujos conflitos podem ser alvo de mediação social. Incorpora a concepção de educação como um processo reflexivo capaz de gerar autonomia, liberdade e emancipação, tendo como referência a educação em direitos humanos (SANTOS, 2006; MAGENDZO, 2006; CANDAU, 2010 e 2012; CARBONARI, 2007) como um processo multidimensional, voltado para a formação dos sujeitos de direitos, cujos atores são os movimentos sociais.

 

Coordenação: Nair Heloisa Bicalho de Sousa

 

Pesquisadores: Bárbara Silva Diniz / Carlos Hugo Studart Corrêa / Danubia Regia da Costa / Eliane Aparecida da Cruz / Flávia Tavares Beleza / Jose Geraldo de Sousa Junior / Juan de Assis Almeida / Priscila Paz Godoy / Regina Coelly Fernandes Saraiva / Regina Lucia Sucupira Pedroza / Sinara Pollom Zardo / Sueli Aparecida Bellato / Vannessa Alves Carneiro / Viviane Fecher Moreira

 

Estudantes: Ana Claudia Salgado Cortez / Daiara Hori Figueroa Sampaio / Francisco Marcio Amado Batista / Helga Maria Martins de Paula / Jefferson Sampaio de Moura / Luciana Lombas Belmonte Amaral

 

 

 

  • Educação em Direitos Humanos e formação do pedagogo: estudo comparado nas instituições de educação superior brasileiras
     

Ementa e Objetivos: A complexidade do cenário educacional atual, no que se refere às aprendizagens escolares e à qualidade da educação oferecida na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, evidencia a necessidade de ampliar estudos em profundidade sobre as instituições que abrigam a formação inicial de pedagogos, compreendendo seus processos de gestão, currículos e conteúdos formativos (GATTI, 2010; GATTI, BARRETTO e ANDRÉ, 2011). Entendida como um processo sistemático e multidimensional orientador da formação integral dos sujeitos de direito, a educação em direitos humanos passa a ser conteúdo formativo obrigatório na educação básica e na educação superior a partir da publicação da Resolução CNE/CP Nº 01/2012, que estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Nessa perspectiva, a educação superior é responsável pelo estabelecimento de uma cultura que reforce os direitos humanos na sociedade atual e pela formação de futuras gerações conhecedoras de seus direitos. Este projeto de pesquisa objetiva compreender o processo de inserção da educação em direitos humanos na formação inicial de pedagogos nas instituições de educação superior brasileiras em perspectiva comparada. A abordagem qualitativa subsidiará o estudo proposto e o método comparado em perspectiva histórica-humanista (KAZAMIAS, 2012) permitirá a apreensão de diferentes contextos formativos de pedagogos permeados por aspectos históricos, sociais e culturais distintos. Para o estudo empírico serão selecionadas dez instituições de educação superior brasileiras que ofertam cursos de Pedagogia, sendo duas por região, considerando o critério de antiguidade do curso (data de funcionamento). O desenvolvimento da pesquisa prevê a análise de documentos que normatizam os cursos de Pedagogia (legislação, projetos pedagógicos e currículos) e questionários online com os coordenadores dos cursos de Pedagogia selecionados. A importância dessa proposta investigativa refere-se ao seu potencial para contribuir com sugestões, diretrizes e orientações para a formação inicial de pedagogos, a fim de subsidiar o desenvolvimento de projetos pedagógicos formativos adequados às necessidades práticas da profissão e da formação em/para os direitos humanos.

 

Coordenação: Sinara Pollom Zardo